
Tal como em outras cidades europeias, já existem em Sevilla (cheguei de lá ontem), bicicletas disponíveis como meio de transporte.
O sistema, para quem não conhece, é muito simples – há uma espécie de parques self-service, espalhados pela cidade. O pagamento é feito por multibanco num terminal, (com um interface muito fraquinho, diga-se de passagem) e tudo é controlado electronicamente. Na verdade, nem percebi se as bicicletas são pagas ou se o modelo de negócio está baseado em publicidade (o projecto é da JC Decaux :
http://www.jcdecaux.co.uk/development/cycles/).
Uma das ideias principais do serviço é libertar a cidade de carros e incutir o hábito de pedalar.
Lisboa deveria adoptar um sistema deste tipo! Da Expo ao Guincho é quase tudo plano! Não é preciso aventurarmo-nos pelas 7 colinas acima e abaixo, isso é para loucos…como eu…
Lembro-me de fazer Avenida da República – Santa Apolónia de bicicleta muitas vezes, para ir para a universidade! A ida era fácil – sempre a descer – mas o regresso era mais complicado…o Marquês de Pombal então, nem vos conto!
Não entendo que lúcida revelação terei tido, aos 20 anos, para me sentir no direito de fazer a rotunda do Marquês a pedalar! Mais! Na altura, o que me parecia lógico, era esgueirar-me entre a faixa da direita e a dos autocarros! Sem dúvida todos concordarão que era o trilho mais seguro!
Lá sobrevivi a umas quantas voltas ao Marquês em hora de ponta, até capitular e decidir que o melhor caminho era pelo passeio.
Se isto fosse um blog de petições, propunha já aqui, um abaixo assinado para reinstalar essa épica ciclovia Saldanha-Restauradores, que tantas e doces memórias trás…a quem?...a mim, só se for!...devia ser o único imbecil a tentar a proesa.
Aliás, o Kilimanjaro de bicicleta é um projecto que empalidece, perante a façanha do Marquês às 3 da tarde!
De Bernardo Jalles a 8 de Janeiro de 2009 às 13:10
No Marquês não sei como é, mas para a Costa da Caparica (mais propriamente Universidade Nova de Lisboa) sei muito bem. Foi um caminho que fiz todos os dias, durante duas ou três semanas, para me deslocar de Belém até á minha faculdade. Parei ao fim das duas ou três semanas por razões climatéricas. Começou a chover e a estar mais frio. É certo que o frio não impede de pedalar, mas a chuva estraga tudo. Tenho intenções de voltar a deslocar-me de bicicleta quando o bom tempo voltar e aconselho a fazerem o mesmo. Não só podemos fazer exercicio como no meu caso ainda poupo 4,6 euros por dia em transportes.
Ou, em alternativa, podes usar equipamento adequado ao frio e chuva! Em breve vamos revelar no blog o nosso apoio exclusivo de roupa técnica e faremos os devidos 'test drive' em condições extremas!
enfrentar o Marquês não é pra qualquer um
não é muito animador, mas quem precisa e tem força consegue tranquilamente
Lindo blog
belas aventuras e historias
muito bom!
De
lotomania a 28 de Dezembro de 2009 às 14:51
pedalar é muito bom e faz bem a saude.
todos os lugares deveria ter esta opção de transporte disponivel assim desta forma ai mostrada
é uma grande ideia e realmente pode amenizar o transito sempre congestionado de muitos lugares.
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